Uma das melhores coisas da infância é que nessa época somos muito honestos sobre aquilo que queremos, mas especialmente sobre o que NÃO queremos. Isso acontece por não termos vergonha de expressar aquilo que nos desagrada, algo que esquecemos anos depois.

 

Quantas vezes você já se pegou fazendo algo que não gosta nenhum pouco? Muitas, não é mesmo? E o motivo é que ficamos com vergonha de dizer NÃO para as pessoas, isso inclui, amigos, companheiros, familiares e colegas de trabalho.

 

A cada NÃO que nos recusamos a dizer acumulamos frustrações e nos estressamos.

 

Pode parecer difícil pronunciar essa palavra tão simples, mas é necessário começar.

 

Se algo no seu relacionamento está te incomodando, converse e explique para o seu parceiro, e tente mudar. Isso só será resolvido no dia que você disser o NÃO. Diga não aquele programa que não está com vontade de fazer, por exemplo.

 

Se está cansado de algumas situações em casa diga NÃO, se existe um lugar que precisamos nos sentir totalmente bem, esse local é nosso lar. Se não está gostando da organização, comportamento de alguém, procure o melhor momento e tente conversar com essa pessoa.

 

Percebeu amigos tóxicos? Diga NÃO a esse tipo de amizade, além de não ajudar, pessoas tóxicas fazem com que você se sinta pior com relação aos seus problemas.

 

Agora vamos ao ponto delicado, onde temos maiores dificuldades em dizer NÃO, no trabalho. Especialmente, em momentos de crise, o medo de ficar sem emprego acaba nos deixando reféns de situações ruins no trabalho.

 

Se algo lhe desagrada ou você não concorda, o primeiro ponto é se perguntar se aquilo faz sentido de forma profissional. Caso sim, junte os argumentos e seu ponto de vista e exponha ao seu superior, sempre tente trazer soluções alternativas para o NÃO que você está prestes a dizer.

 

Mas se ainda assim, for difícil negociar e expor sua opinião o melhor é acalmar e rever seus planos. Fique de olho em outras vagas e na melhor oportunidade busque um trabalho que faça bem para você em todos os aspectos, financeiramente profissionalmente e emocionalmente.

 

Comece a dizer Não para algumas situações e veja como seu dia a dia pode ficar melhor.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *