Como a série da Marie Kondo da Netflix vai te ajudar a combater o estresse

Eu já falei algumas vezes aqui no site sobre organização e como ela pode ser uma grande aliada no alívio dos sintomas do estresse. E é com muito gosto que me descrevo como uma pessoa apaixonada por organizar, por isso fiquei logo de cara muito interessada na série da Marie Kondo na Netflix.

Para quem não sabe a Marie Kondo é uma consultora de organização muito renomada mundialmente que criou um método próprio para se organizar o KonMarie, ela ganhou uma série que está disponível na Netflix. A cada episódio ela ajuda uma família com necessidades diferentes a organizar a sua casa e vai apresentando alguns de seus métodos.

Um dos primeiros hábitos que ela nos mostra é quando ela se apresenta para a casa que ela irá ajudar a organizar, é um momento de reflexão que acho que todos nós deveríamos ter de vez em quando. Afinal, nossa casa é única, ela tem nossas memórias, guarda nossas coisas, é o ambiente que abriga a família e talvez devêssemos ter mais carinho e consideração pelo local que é nosso, que tem nosso cheiro e nosso jeito. Por mais que aquela casa não seja a que sonhamos, ela é nosso refúgio.

O que eu achei mais interessante da forma como o método KonMarie funciona é o seu propósito de organização, a Marie Kondo orienta que seja guardado apenas o que traz alegria, ela não se preocupa com a quantidade de itens, se você usa ou não. Em especial com as roupas ela orienta que pegue peça por peça e reflita se aquela roupa traz um sentimento de alegria, se trouxer você guarda se não trouxer você faz um agradecimento por aquele item ter contribuído de alguma forma na sua vida.

Esse método é usado em todos os itens da casa, no decorrer do programa ela vai dando dicas da melhor forma de dobrar as roupas, como organizar gaveta da cozinha, garagem, lidar com os livros, como guardar papéis, entre outras dicas.

Certo, mas você ainda deve estar se perguntando como isso vai te ajudar a se livrar do estresse e da ansiedade de arrumar casa. Eu sei que arrumar a casa, organizar, limpar o chão não é nenhum conto de fadas, e quando essa tarefa é atribuída a apenas uma pessoa

pode trazer atritos na família.

Um dos ensinamentos da Marie Kondo é que cada um fique responsável por alguma organização, seja na divisão de tarefas ou na arrumação do espaço de cada pessoa. Ela deve encontrar a melhor forma que faça sentido para ela a organização e os outros membros da casa devem respeitar essa diferença da forma como cada um organiza.

Com isso você divide responsabilidades entre adultos e crianças e acaba criando um lar mais harmonioso, contando com a união e cooperação de todos.

Outro ponto bem bacana da série é ver o quanto as pessoas compram coisas que não usam e que elas só tomam consciência disso na hora de organizar, no final muita coisa é doada ou jogada fora, depois daquela avaliação se traz alegria ou não.

Eu super recomendo a série para você entender que vai além da questão de organizar ou não um ambiente, aborda a questão de dividir tarefas, todos serem responsabilizados pela manutenção do bem estar da casa, sobre redescobertas durante esse processo e sobre adotar um novo estilo de vida. É bem difícil ver o programa e não sentir vontade de organizar a sua vida!

E aí, você já viu a série? Conta aqui sua opinião sobre ela nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *