A temível volta às aulas!

Não importa a idade ou o que você está estudando, o período de volta às aulas é marcado por aquele friozinho na barriga para começar algo novo. E quando isso envolve mudança de escola, turma esse sentimento só aumenta, especialmente em crianças e adolescentes.

Quando era criança tinha um problema enorme nos primeiros dias de aula, chorava horrores, tinha um medo inexplicável de ser esquecida e do desconhecido. Hoje, mais velha, entendo que era uma espécie de estresse e ansiedade que envolvia a volta às aulas.

Meu marido, ansioso diagnosticado, quando foi começar o ensino médio em uma nova escola, no seu primeiro dia de aula teve dor de barriga de tanta ansiedade por ter que passar por todo aquele processo de adaptação em uma nova escola, conhecer novas pessoas, criar uma nova rotina.

Various school supplies including notebooks, calculator and pencil case isolated against a white background

O que percebemos é que existe uma grande necessidade dos pais entenderem os receios de seus filhos quanto a esse momento, e uma boa conversa para explicar que vivenciar novas experiências faz parte da vida é essencial.

 

Muitos adultos carregam para suas vidas esse medo da volta às aulas, afinal, encarar um novo desafio como a faculdade ou uma especialização é algo que envolve grandes decisões, como escolher a profissão que talvez irá seguir pelo resto da vida. Para quem está nessa fase de decidir qual carreira seguir, o importante é não tratar como algo impossível de se voltar atrás. Você pode começar um curso na área financeira e perceber que não é compatível com seu perfil e depois começar novamente outro curso, não há nada de errado com isso. Ou você pode ter vários anos de carreira e decidir começar do zero, a vida sempre tem espaço para recomeços.

 

Por isso, você que está se preparando para voltar às aulas, nossa dica é relaxe e aproveite o momento, conheça novas pessoas, nesse meio é possível encontrar amigos que você levará para o resto da vida.

Para os pais de crianças e adolescentes fiquem atentos aos comportamentos que podem indicar sintomas de estresse. Tente fazer com que seus filhos se envolvam na arrumação dos materiais para voltar a escola, compartilhe suas experiências na escola e organize para que eles tenham no dia anterior uma boa noite de sono.

E você tem alguma história engraçada de volta às aulas? Deixe seu relato aqui nos comentários e compartilhe essa experiência com a gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *